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Foto: Shutterstock

Alguns alimentos estrategicamente escolhidos podem ser ótimos aliados de beleza nesta que é a estação mais quente do ano. Um cardápio nutritivo e saudável não só auxilia no bom funcionamento do organismo de modo geral, como acaba melhorando a aparência da pele, por exemplo.

“Precisamos de alimentos que favoreçam a hidratação e que também ajudem a proteger a pele” diz a nutricionista Mariana Nacarato, da Equilibrium, empresa de consultoria em saúde e nutrição.

1-Maracujá

Quando as temperaturas estão muito altas, é comum existir certa dificuldade para dormir. Quando isso acontecer, tenha maracujás por perto: por conter propriedades calmantes, a fruta é uma boa alternativa na luta contra a insônia.

2-Abacate

A gordura que a fruta apresenta é a “do bem”, indispensável ao bom funcionamento do organismo. Rico em vitamina E, tem efeito hidratante e ajuda a regenerar a pele que sofreu os efeitos do sol

3-Melancia

Conta com vitamina A e licopeno, entre outros antioxidantes, que auxiliam a proteger a pele do envelhecimento precoce.

4-Água de coco

Consumir essa delícia é uma das melhores maneiras de repor a perda de líquidos no verão. Rica em sais minerais, não só hidrata, mas também ajuda a repor o potássio, o sódio e o fósforo, entre outros.

5-Açaí

Além de ser altamente energético, contém propriedades antioxidantes que agem contra os radicais livres e ajudam a eliminar líquidos e toxinas. “Mas é importante consumir a polpa da fruta”, diz a médica nutróloga Liliane Oppermann.

6-Iogurte

Por ter alto teor de proteína, ajuda a produzir a sensação de saciedade auxiliando no bom desempenho intestinal.

7-Batata doce

Boa aliada para quem deseja ter músculos mais definidos para exibir nos dias de sol e mar. Fornece energia e auxilia na reposição do glicogênio muscular –ou seja, ajuda a melhorar a massa magra.

8-Couve

Queridinha dos sucos detox, é uma ótima fonte de fibras, que, além de auxiliarem no funcionamento do intestino, produzem sensação de saciedade também ajuda a eliminar o excesso de líquido do organismo e a combater o inchaço.

9-Cenoura

Por ser rica em betacaroteno, estimula a formação de melanina, responsável por pigmentar ) a pele. Melhor ainda: tem ação antioxidante e ajuda na prevenção do envelhecimento precoce.

10- Sardinha

Assim como o salmão e o atum, a sardinha é uma excelente fonte de Ômega 3, um ácido graxo que contém propriedades anti-inflamatórias e pode exercer efeito fotoprotetor, protegendo a pele dos raios solares.

Fonte: http://mulher.uol.com.br/beleza/listas/10-alimentos-indispensaveis-para-manter-a-sua-beleza-durante-o-verao.htm