Post Type

 imagem: findspicture

Pode ser meio difícil de acreditar, mas você pode sim exercitar a inteligência dos cachorros, mudando a fisiologia do cérebro deles.  Com o passar dos anos diversos pesquisadoras comprovaram que estimular seu cachorro influencia no modo como ele se comporta e o quanto influencia diretamente seu cérebro. Algumas evidências mostram que é até possível nascerem neurônios novos em áreas específicas do cérebro desses cachorros (áreas relacionadas a memória, aprendizado, organização e comportamento).

Quer dar ao seu cachorro a vantagem de um cérebro maior e mais trabalhado? O caminho é “simples”: mantenha a mente dele ativa o tempo todo, vale expô-lo a novas experiências, quebra cabeças para resolver e ambientes a serem explorados. Você pode ficar mudando esses estímulos simplesmente mudando algumas coisinhas na sua rotina. Por exemplo, na hora do passeio, mude a rota, mude o tamanho do passeio, contrate um passeador para ensiná-lo truques e a passear melhor, leve-o para viajar. Colocá-lo em situações que ele deve escolher o passo seguinte, também é uma ótima ideia.

Um exemplo disso é transformar a hora do jantar em uma caça ao tesouro. Separe a porção que seu cachorro costuma jantar em pequenas e espelhe-as pela casa, em seguida encoraje o cachorro a procurar por elas. Na verdade, qualquer tipo de brincadeira “esconde – esconde” que estimule seu cachorro, é válida. Se você tiver alguém em casa para te ajudar, melhor ainda. Uma pessoa pode se esconder e a outra pode encorajar o cachorro a continuar procurando, usando comandos animados, como “Vamos Thor!” ou “Pega, Princesa!”. Assim que o cachorro achar a pessoa escondida, ele deve ganhar um petisco ou um brinquedo como recompensa.

Você pode transformar o quintal em um ambiente super interessante com poucos materiais, basta criatividade. Pendure algumas cordas de um banco até uma árvore ou até a porta de entrada, vale até amarrar uma corda na árvore e colar uma bola na ponta, ele vai adorar. Coloque algumas caixas que sirvam para o cachorro subir ou se esconder dentro, alguns tijolinhos ou tubos de pvc para o cachorro saltar sobre enquanto corre pelo quintal.

Generalizando, os cachorros vão achar sempre o que acontece do lado de fora da cerca muito mais interessante do que uma bolinha ou uma caixa. Lembre-se que você não quer só melhorar a sua convivência com seu cachorro, você está exercitando a inteligência dele.

 

Fonte: http://dicas.petlove.com.br/como-exercitar-a-inteligencia-dos-cachorros/