Post Type

Alguns fatores chegam para revolucionar o trade turístico em 2015. Novos destinos e alguns menos conhecidos entram nas rotas dos viajantes, motivados por grandes eventos, bons preços, novas estruturas e mudanças políticas.

Myanmar – A antiga Birmânia (como era conhecida), considerada o segredo mais bem guardado do Sudeste Asiático, se abriu ao turismo há pouco tempo (2011) por conta de um governo ditatorial. Dona de templos milenares, palácios suntuosos e cultura oriental como modo de viver, o país reserva inúmeras belezas naturais como o Lago Inle, localizado 2,9 mil metros acima do nível do mar, cercado de montanhas. Apesar de estar próxima de destinos badalados como a Tailândia, tem surpreendido viajantes.
Porto (Portugal) – A cidade do Porto foi eleita o melhor destino europeu, no ano passado, pela European Consumers Choice, organização sem fins lucrativos em Bruxelas. Além de passeios pelo belo Rio Douro, muitas vinícolas, belas paisagens litorâneas e pratos saborosos da culinária portuguesa, a cidade oferece uma agitada vida noturna. Para os brasileiros o acesso ficou ainda mais fácil, quatro voos semanais saem de Porto Alegre a Lisboa, sem conexão.
Milão (Itália) – A bela Milão, um dos destinos mais procurados por brasileiros, foi escolhida para sediar a Expo 2015, feira internacional de arte e turismo, que reunirá participantes de 144 países entre 1º de maio e 31 de outubro. Ao longo de seis meses, o tema “Alimentando o Planeta, Energia para a Vida” será debatido em palestras e simpósios, e o evento ainda promoverá passeios, encontros gastronômicos e outras atividades culturais. A previsão é de que 20 milhões de turistas visitem a cidade neste ano, cerca de três vezes mais do que ela costuma receber habitualmente.
Colômbia – O vizinho sul-americano é uma das grandes tendências do mundo do turismo. Um dos motivos do crescente interesse é a diversidade de seu território, que reúne destinos da Cordilheira dos Andes (Bogotá), da Floresta Amazônica (Leticia) e do Caribe (Cartagena). Cali é considerada a capital cultural do país, já que mistura as tradições europeias e indígenas. A música e a arte local também são fortes influencias para o turista.
Costa Rica – Banhado tanto pelo Oceano Pacífico quanto pelo Caribe, o país conta com muitas praias e diferentes opções para quem quiser praticar mergulho, sendo possível observar arraias, tubarões, tartarugas, baleias e peixes. Como quase 30% do território é coberto por reservas naturais, é possível visitar parques de natureza praticamente intocada e de grande biodiversidade. Outra atração bastante procurada é a escalada de vulcões. De fácil acesso, com voos diretos para o vizinho Panamá, a Costa Rica é outra grande promessa para 2015.

Brygida Thays
Técnica em Turismo

Fb/turismorurallouveira
brigida_tata@hotmail.com