Post Type

Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre Chikungunya. O vírus ZIKV não é transmitido de pessoa para pessoa. É necessário, contudo, ficar atento com as contaminações combinadas – dengue, febre chikungunya e Zika vírus – uma vez que os efeitos dessas infecções em conjunto ainda não são conhecidos.

Seus principais sintomas são: febre (entre 37,8 e 38,5 graus), dor nas articulações (frequentemente nas articulações das mãos e pés), dor muscular, dor de cabeça e atrás dos olhos e coceira. Também podendo aparecer com: dor abdominal, diarréia, constipação e conjutivite.

1- Usar repelente

Devemos considerar que quanto maior a temperatura maior o índice de estar exposto a picadas seja onde você estiver, por isso é muito importante usar repelente seja ele spray ou em pomada, o ideal é repassa-lo cada 6 horas independente do clima ou da temperatura do local onde você está.

2- Evitar acúmulo de água parada

É essencial evitar acúmulo de água parada seja ela em vasos, calhas ou até mesmo no pote de água do seu animal de estimação. Para que não haja qualquer possibilidade dos ovos do mosquito é preciso lavar com sabão e secar totalmente a cada 10 dias, isso se deve ao fato da larva sobreviver até 1 ano a espera de uma quantidade mesmo que mínima de água.

3- Colocar telas em portas e janelas

Mesmo tomando todo cuidado com a higiene e acúmulo de água, colocar telas em portas e janelas evitando que o mosquito consiga ter acesso a sua casa em cômodos como banheiro , por exemplo, que dificilmente se mantêm seco. Além da prevenção do zika vírus, medidas como essa pode evitar outras doenças transmitidas por mosquitos.

4- Cuidado com o lixo

A atenção voltada aos sacos de lixo deve ser dobrada, uma forma de prevenção é levar para a rua apenas os dias onde o lixeiro passa, fechar bem e separar materiais de construção dos demais lixos produtos evitando qualquer contato com água.

5- Comer alimentos rico em vitamina B

Sabemos que não é todo mundo que tem o hábito ou gosta de usar repelente, pensando nisso inserir alimentos ricos em vitamina B pode substituir o uso de repelentes protegendo da mesma maneira a pele, sendo necessário ingestão a cada 4 horas. Além de prevenir, vitaminas são importantes para nosso metabolismo, algo que merece grande atenção em periodos como esse.

Fonte : Revista Total