Post Type

Com estilo próprio e inovador, Fabio Porchat é o principal nome da nova comédia brasileira.

Ele é com certeza a maior figura do humor nacional atualmente. Com vários projetos em diversas plataformas, Fábio Porchat sintetiza a nova fase do humor brasileiro, que se livrou das amarras que a TV impunha ao humor, uma TV que só admitia o politicamente correto, e agora tem de trazer esses humoristas, devido ao sucesso do humor livre na internet, um humor que conquistou um grande público na rede.

Mas o sucesso de Porchat não veio do nada. Ele fez parte do primeiro grupo de Stand-Up Comedy do Brasil, o “Comédia em Pé” juntamente com Cláudio Torres Gonzaga, Fernando Caruso, Léo Lins e Paulo Carvalho, apresentando-se posteriormente também em outros shows e festivais, como o Risorama, no Festival de Teatro de Curitiba e o Comédia Ao Vivo, em São Paulo.

Em uma participação no “Programa do Jô”, Fábio chamou a atenção da Rede Globo, que em 2005 o contratou para ser redator de humor, escrevendo para o “Zorra Total” e para o programa “Junto e Misturado”. Mas sua carreira decolou mesmo com um projeto longe das telinhas e do teatro. Em 2012, ao lado de Antonio Tabet, Gregorio Duvivier, Ian SBF e João Vicente de Castro, deu início ao “Porta dos Fundos”, canal de vídeos no Youtube, que lança toda semana dois esquetes sobre vários temas. O projeto alcançou um sucesso absurdo, sendo o canal brasileiro com mais visualizações no Youtube, projetando de vez a carreira do humorista. Além do Porta dos Fundos e de seus projetos de Stand-Up Comedy, Porchat faz participações em várias séries e programas na TV, além de sua própria série, “Meu Passado Me Condena”, que grava ao lado de Miá Mello.

Todo o sucesso alcançado com esses projetos o levou às telonas, tornando-o também um dos principais nomes do cinema brasileiro atual, que tem como as principais bilheterias os filmes de comédia. Entre suas principais atuações estão Totalmente Inocentes (2012), O Concurso (2013) e Meu Passado Me Condena (2013), este último inspirado na série do Multishow, que já tem seu segundo filme programado para 2015. Ele já fechou contrato com a produtora Mixer para a produção de mais 3 filmes em 2014.

Apesar desses e outros projetos, dentre eles o lançamento de um programa de auditório no Multishow ao lado de Tatá Werneck, o principal foco de Fábio ainda é o Porta dos Fundos. O autor diz gostar de atuar em todas as plataformas e meios de comunicação, mas o canal de vídeos ainda é sua grande paixão. Em entrevista a Danilo Gentili, no programa The Noite, o humorista disse que considera o projeto quase como um filho seu, por ter sido um dos idealizadores, e é onde ele tem maior liberdade criativa e autoral.