Post Type

Apesar de estarmos no Outono é importante começarmos a nos planejar para o cuidado com as plantas e jardins no frio pois as temperaturas vão começar a cair. Alguns cuidados precisam ser tomados para que elas aguentem baixas temperaturas e estejam preparadas para a chegada da Primavera em setembro.

Dica 1: Podas e transplantes – Durante o inverno, as plantas entram num estado de dormência e, como sua seiva encontra-se nas raízes, acabam sofrendo menos com as podas e transplantes nesta época do ano.

Poda de limpeza – É importante realizar a poda de limpeza de galhos secos, quebrados e mal-formados.

Poda de Condução – Este tipo de poda serve para dar um bom aspecto à árvore ou arbusto, permitindo maior aeração e entrada de luz entre os galhos. Use sempre tesouras e serrotes bem afiados, para evitar “mascar” os galhos o que podem gerar a entrada de fungos e bactérias. Após a poda, passar uma pasta selante encontrada em lojas especializadas.

Dica 2: Cuidados com Geadas – As plantas tropicais deverão ser cobertas com um sombrite, pois sofrem mais com as baixas temperaturas. Além disso, molhe o jardim pela manhã para fazer o degelo, ajudando assim a evitar a queima das plantas.

Dica 3: Regar plantas e jardins – O melhor momento para regar é no período da manhã, para proporcionar o degelo da geada, e além disso a planta não passará a noite molhada, o que aumenta o impacto do frio e a formação da geada. Regue no máximo duas vezes por semana, pois a necessidade de água das plantas diminui no inverno. Desta forma evita-se também o aparecimento de fungos pelo excesso de umidade.

Dica 4: Cobertura do solo e adubação – Aplique casca de árvores para fazer a cobertura do solo, pois irá reter umidade e assim evitar a necessidade de regar frequentemente suas plantas e jardins. A adubação do solo no inverno deverá ser realizada preferencialmente com adubos orgânicos, pois são absorvidos lentamente pelo solo e evitam erros de dosagens o que poderá ocasionar a queima das plantas. Os mais utilizados são o húmus de minhoca, a torta de mamona e a farinha de osso. Se optar pelos adubos químicos a composição mais indicada para as plantas que florescem ou produzem frutos no inverno é o NPK 4-14-8.

Dica 5: Plantio de bulbos – O inverno é ideal para plantar bulbos no jardim ou em vasos, pois com as baixas temperaturas no Inverno você terá belas flores no início da Primavera. Alguns exemplos são: Amarílis (açucena), gladíolos, lírios e helicônias.

Fonte: http://www.arquitec.com.br