Post Type

A campineira Fabiana Murer, de 30 anos, teve um ano marcado por vitórias. Conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil em campeonatos mundiais de atletismo em agosto e levou o país ao podium nos Jogos PanAmericanos com medalha de prata. As vitórias históricas vieram pelo salto com vara, uma das mais difíceis modalidades do atletismo. Para chegar ao ouro na competição de Daegu, na Coreia do Sul, a atleta igualou seu recorde pessoal, conquistado no ano passado no campeonato Ibero-Americano e saltou 4,85 metros diante da russa Yelena Isinbayeva, recordista mundial (5,06 metros) e bicampeã olímpica.
Agora, ela se prepara para Londres. “Para a Olimpíada preciso começar tudo de novo. Tenho de treinar, entrar em forma, melhorar minha técnica, saltar mais alto, daí sim chegar 100%”, disse ela à revista Época. “Meu trabalho para os jogos já começou. Cada ano é cumulativo”.

 “Eu sou uma pessoa que acredita, que vai lá e busca o que quer. Acho importante sonhar pra poder conseguir realizar as coisas. Eu sonho bastante, mas sonho com o pé no chão, sabendo que preciso melhorar muito ainda.”

De Campinas para o mundo
A atleta costuma passar cinco meses fora do país, competindo e treinando. Sua maior preparação, que é a base do treinamento, é feita no Brasil. Durante as competições, fica  em Fórmia, na Itália. “Viajo bastante por causa das grandes competições, que estão na Europa. É muito difícil ficar tanto tempo fora do país, mas foi importante passar por essa experiência pra poder chegar ao Mundial”, afirmou.
Em sua terra natal, Fabiana teve uma infância agitada. Boa aluna mesmo não gostando de estudar fora da escola, passou nove anos se dedicando à ginástica artística. Andou muito de bicicleta, arriscou-se no handebol e foi convidada a entrar na natação, como as irmãs, Fernanda e Flávia. Trocou a ginástica pelo atletismo aos poucos, ainda em Campinas. “São lembranças e momentos especiais”, diz.
Na vida, um outro salto: o treinador Èlson Miranda tornou-se seu marido e é hoje seu maior incentivador e parceiro no esporte.