Post Type

A responsabilidade da escola deve ir além de formar alunos capacitados e sim, cidadãos que pensam no futuro. Essa é a preocupação da maioria dos pais, atualmente: contar com uma instituição que, além de ensinar, possa auxiliar na educação de seus filhos.
O modelo tradicional mudou, porém poucas escolas têm enfrentado essa evolução de frente. Para Gabriela Nunes, diretora do Objetivo unidade Barão Geraldo, é essencial que os colégios estejam engajados na tarefa de formar para a excelência acadêmica, mas também para uma educação humana e integral. “Na nossa escola existe uma preocupação tanto com a informação (trabalho com conteúdos), como a formação do ser humano. As atividades acontecem tanto em sala de aula, como nos diferentes espaços da escola, pois os professores trabalham com atividades diferenciadas do cotidiano. Os alunos são detentores do conteúdo e participam de forma mais ativa, como protagonista da sua aprendizagem. Já o professor como mediador e facilitador dessa aprendizagem, com as funções de estimular, observar e mediar o processo”, comenta.
Para isso, a escola criou o Projeto Cérebro, que em 2016 merecerá um destaque especial. A iniciativa trabalha com 23 competências e mais de 100 habilidades, que serão desenvolvidas em sala de aula, divididas por séries de ensino. As competências compõem três pilares: (1) eu comigo mesmo, (2) eu com o outro e (3) eu com o planeta. O primeiro pilar engloba elementos como ética e moral, resiliência e gestão de erros, equilíbrio emocional e outros.  Já o segundo, trata de trabalho em equipe, relacionamento familiar, cidadania e responsabilidade social. Por fim, o terceiro inclui sustentabilidade e universalidade.

Educação que vai além da sala de aula

O Objetivo unidade Barão Geraldo conta ainda com o CAD (Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento). O modelo inclui quatro eixos de aprendizado: Ciência, Musical, Artes e Cultura Corporal. São diversas atividades que vão além da sala de aula e agregam mais conhecimento aos alunos, de uma forma prática e lúdica. Os eixos contemplam aulas de astronomia, violão, oficina de reciclagem, teatro, capoeira, cinema, ritmos, taekwon-do, ginástica, esportes coletivos (Voleibol, Basquetebol, Handebol e Futsal).
Além disso, os alunos do Fundamental II contam em sua grade curricular com a disciplina de Oficina de Reflexão e Escrita O.R.E. “É possível para nossos alunos, diante de tantos atrativos tecnológicos, gostarem de escrever? Sim! Desde que sejam atraídos por assuntos interessantes, de modo dinâmico e com liberdade criativa, nossos jovens podem interessar-se pela escrita e, assim, aprenderem mais”, aponta Gabriela. O Objetivo unidade Barão Geraldo fica na Rua João Pedroso, n° 265 e atende alunos da Educação Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio e Curso Preparatório para Vestibulares.

Objetivo – Ensino infatil, Fundamental I e II, Ensino Médio
Curso pré vestibular, Período integral
3249-2710