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A temperatura sobe, as férias chegam e o corpo ganha com isso. Exercitar-se no verão é uma boa opção em todas as idades. As atividades vão da areia ao mar, da piscina à cachoeira! Aproveite a combinação perfeita entre diversão e movimento!

Corrida e caminhadas
Correr e andar na praia são atividades mais intensas do que se fossem feitas na esteira da academia ou mesmo no asfalto. O único cuidado que se deve tomar é o de usar um par de tênis que absorva o impacto. Você pode queimar entre 500 e 600 calorias correndo ou andando em ritmo forte por uma hora. Fazer trilhas em locais indicados para ecoturismo é igualmente bom – você queima calorias e curte a natureza.

Bicicleta
Graças à resistência da areia, andar de bicicleta na praia exige mais esforço de seu corpo do que andar na cidade ou em bicicletas ergométricas. Você gasta entre 200 e 400 calorias a cada hora dessa atividade.

Surfe
É o melhor esporte para quem quer perder a barriguinha. Além disso, colabora na definição dos músculos (o praticante força a perna e faz movimentos de braço) e na melhora da postura. São gastas aproximadamente 300 calorias em uma hora de surfe. Uma opção interessante é praticar body board, que é feito com uma prancha menor, leve e prática, ideal para as meninas.

Frescobol
Esporte favorito de quem gosta de bronzear o corpo por inteiro, o frescobol trabalha os músculos, desenvolve a força, a velocidade e a coordenação motora. A queima de calorias é baixa, porém: 180 calorias por hora.

Natação
É um dos esportes mais completos, pois mexe com todos os músculos do corpo. Nadar no mar exige mais esforço do atleta, pois é necessário enfrentar a força das correntes e a temperatura da água (normalmente mais baixa). Tome cuidado e nade apenas em áreas não arriscadas. O salva-vidas da praia pode indicar o melhor local para você. Podem ser queimadas entre 400 e 600 calorias a cada hora de natação.

Stand Up Paddle: a estrela do verão!
O Stand Up Paddle, também conhecido como SUP – uma espécie de surf com remo – é o esporte da onda no verão 2012. Basta observar as praias neste calor e conferir que a modalidade está na lista das favoritas de quem quer malhar sobre as águas. Trata-se de uma excelente opção de condicionamento físico, que fortalece braços, pernas e abdômen, além de melhorar o equilíbrio e a concentração. Pode-se praticar o SUP em qualquer lagoa ou praia com águas calmas, realizar passeios ou travessias de longa distância, surfar desde marolinhas até grandes ondas e realizar manobras radicais!