Post Type

As franquias são uma boa alternativa para quem pretende abrir o próprio negócio, mas não quer correr riscos de um novo empreendimento. Elas carregam uma marca forte, dão um suporte para o empresário, mas exigem um bom investimento. Abrir uma franquia é mais seguro do que começar um novo negócio. Atualmente o mercado de franchising já soma 1.650 redes. Apesar de a maioria esperar rápido retorno, o caminho para alcançar o sucesso e a estabilidade da operação deve passar por alguns pontos importantes e nem sempre fáceis, desde a gestão operacional até o fluxo de caixa. Confira:

Gestão eficiente do fluxo de caixa – O consultor explica que é importante não confundir resultado operacional com fluxo de caixa. A dica é separar o dinheiro disponível em caixa das despesas pessoais para não ter surpresas no final do mês.

Gestão de estoque – Apesar do suporte inicial prestado pelo franqueador, o franqueado deve se envolver nas operações e identificar as características da região de atuação e as necessidade do seu público-alvo.

Gestão tributária – O franqueado não pode gerar passivo, não pode sonegar impostos e muito menos gastar o dinheiro dessas despesas para outros fins. A falsa impressão de que o dinheiro vai sobrar pode fazer com que o empreendedor tenha problemas com órgãos como a Receita Federal, por exemplo.

Gestão Operacional – o franqueado deve se envolver na operação da loja. Cuidados com a unidade, limpeza do ambiente e exposição de mercadorias são alguns dos pontos a serem observados pelo empreendedor.

Franquia de cafeteria

A Café Donuts oferece bebidas quentes, como diversos tipos de café e chocolates, além de sucos, vitaminas, mate e frozenccinno. A franqueadora garante que como diferencial das demais franquias de cafeterias possui um ambiente descontraído exclusivo para seus clientes terem momentos agradáveis, onde todos eles são bem atendidos, além de poderem consumir donuts que não são encontrados em lugar nenhum.

Para se tornar um franqueado, é preciso ter, pelo menos, R$69.000,00 e isso pode aumentar devido o custo do ponto comercial.

Antes de fechar qualquer negócio, atente-se para a questão financeira, pois muitas franqueadoras não aceitam dinheiro de investimento vindo de empréstimos e linhas de crédito, pois essas acreditam que o empreendedor não pode iniciar um negócio já com dívidas para serem pagas. Portanto, procure saber mais sobre esse detalhe junto às franquias de cafeterias que deseja abrir.

Muitas delas deixam esse tipo de informação abertamente, outras não.

Outro aspecto muito importante para aqueles que pretendem abrir um negócio próprio é que todas as franqueadoras não aceitam pessoas que estejam com restrições cadastrais, portanto, confira se sua situação está regular.

Um último detalhe não menos importante: os especialistas no ramo de negócios afirmam que é muito interessante que o empreendedor tenha bastante afinidade com o seu empreendimento. Dessa maneira, os frutos do trabalho serão bem melhores do que se fossem vindos de uma atividade que é encarada como simples obrigação.