Post Type

Os Museus fazem parte fundamental do roteiro cultural. Os tipos são os mais diversos, tratando desde história natural, música entre os mais diversos assuntos. Conhecer arquivos e acervos encontrados nos museus é fundamental para o aperfeiçoamento da percepção crítica da realidade, cidadânia, democracia, inclusão social, construção do conhecimento e da identidade, descoberta dos valores humanos e do respeito às diferenças culturais.

Museu de História Natural – O Museu de História Natural de Campinas divulga conhecimentos e a necessidade de preservação da flora e da fauna, além de desenvolver projetos de Biologia e Educação Ambiental para professores, alunos e o público, de um modo geral. O MHN expõe mais de duas mil peças representando os ecossistemas e a biodiversidade brasileira e conta ainda com aquário, espécies vivas de diferentes ambientes aquáticos, curso de ecologia de férias, com gincana, atividades artísticas, lúdicas e de observação e treinamentos para educadores e atividades específicas para portadores de deficiências físicas. Funciona de terça a domingo, inclusive feriados, 9h até as 12h, sábado, 13h até as 17h30, na rua Coronel Quirino, 2, Bosque dos Jequitibás.

Museu da Cidade – O Museu da Cidade foi criado com o objetivo de preservar e divulgar a história da região de Campinas e oferecer conhecimento a respeito de vários assuntos. Oferece acervos de outros três museus que foram desativados: Museu Histórico, Museu do Folclore e Museu do Índio. Conta com um vasto e eclético acervo arqueológico, arquivo de arte, plumária e cestaria, numismática e filatelia, entre outras coleções, que foram formadas por doações recentes e também por quadros e muitos objetos do século XIX. Funciona de segunda a sexta, 10h até as 19h. Sábado, 10h às 19h30, na avenida Francisco Glicério, 957.

Museu Carlos Gomes – O Museu Carlos Gomes oferece um rico acervo musical de grande importância para pesquisadores de musicologia histórica e da música brasileira, formado pelas Coleções Carlos Gomes e Manuel José Gomes. A Coleção Carlos Gomes é composta por manuscritos de música erudita e popular desde o século XIX até o início do século XX, bibliografia, composições e libretos de óperas. A Coleção Manuel José Gomes contém manuscritos da vida de Manuel (pai de Carlos Gomes) e José Pedro Sant’Anna Gomes (irmão), que muito trabalharam para a vida musical da cidade. Possui também grande número de documentos e objetos do compositor, entre eles o seu piano, uma harpa, discos, filmes, depoimentos gravados e muitos outros objetos e atrativos. Funciona de segunda a sexta, 14h até 17h30, na rua Bernardino de Campos, 989, Centro.

Museu de Arte Contemporânea José Pancetti – O MAC Campinas tem interesse em atingir o público de todas as idades e classes sociais, através de palestras, eventos e cursos que promovam a aproximação entre as pessoas e a arte. É um espaço onde funcionam administração, salão de exposições, biblioteca, ambiente para reserva técnica e sala climatizada. É um local para se apreciar e passar horas mergulhando no universo da arte contemporânea.Funciona de terça a sexta, 9h até 17h. Sábado, 9h até 16h. Domingo, 9h até 13h, na avenida Benjamin Constant, 1633, Centro.