Post Type

A inteligência lógica, a verbal, a interpessoal, a analítica e a criativa funcionam a todo vapor enquanto você tenta encontrar a melhor estratégia para vencer os adversários!

Como os jogos de cartas e de tabuleiro podem melhorar o raciocínio, a inteligência e as interações sociais? Chegou o momento que todos esperavam: juntar os amigos, arrumar o tabuleiro ou o carteado, formar equipes, rolar os primeiros dados e iniciar uma aventura repleta de momentos de tensão, mas também com muitas risadas e diversão! Afinal, quem não adora passar o tempo com jogos de cartas ou de tabuleiro? Este é um entretenimento delicioso para todas as idades e que traz benefícios tanto para a vida social quanto para a saúde mental. Quem nos garante isso é a neurociência.

Nos últimos anos, estudos têm buscado identificar a influência de certas atividades no funcionamento da mente. Os jogos acabaram se mostrando, de maneira surpreendente, uma das formas de entretenimento mais valiosas para a cognição e a inteligência. Além de estimularem o raciocínio e as habilidades sociais, os jogos também são uma excelente maneira de manter o cérebro jovem e saudável por mais tempo.

Um dos jogos de tabuleiro mais famosos nos dias de hoje – o francês Dixit – é um ótimo exemplo dessa união entre saúde e diversão. No início, o Dixit foi utilizado em centros de tratamento psicológico para crianças e adolescentes com problemas de socialização. Suas cartas, com temáticas ‘misteriosas’ e encantadoras, estimulavam os jovens a criar hipóteses, construir mundos mentais e interagir melhor com os outros. O sucesso foi tão grande que o jogo escapou da área terapêutica e ganhou o mundo, tornando-se um fenômeno de vendas. Qualquer pessoa – dos mais jovens aos mais experientes – adora tentar identificar uma lógica nas cartas, criar histórias para descrevê-las e, assim, interagir com os amigos de uma maneira criativa e inteligente.

Este é o grande segredo dos jogos de tabuleiro e carteado: eles trabalham a interação social. E essa é a vantagem deles sobre outras formas de entretenimento, como os joguinhos para celular. Buscar entender a estratégia de jogo do oponente, manipulá-lo, descobrir como irá se comportar na próxima rodada – tudo isso é extremamente rico em termos cognitivos, ‘ativando’ o cérebro e estimulando diversos tipos de inteligência.

Sempre é bom saber que uma atividade que nos dá prazer é, também, boa para a saúde. Então está na hora de dar aquele telefonema, reunir os amigos e a família e separar um momento do dia para uma ‘sessão de jogatina’ – uma garantia de diversão saudável e inteligente para todos!

Metropoly Bar

Aberto de Quarta a Domingo, a partir das 18h

Av. Professor Atílio Martini, 469. Campinas

(19) 3324-2952

Facebook: metropolybar

Instagram: metropolybar

www.metropolybar.com.br

Deixe um comentário