Post Type

Leia algumas orientações que podem ajudar no dia a dia familiar.

Com muita frequência, nós do Extra Classe recebemos pedidos de socorro de pais desesperados com a semana de provas da escola. Vamos lá tirar você, pai ou mãe, desse sofrimento! Ser bem-sucedido na escola ou em qualquer lugar em nossa vida deve começar logo cedo. Boa saúde, bons relacionamentos, oportunidades para aprender tudo e boa estrutura familiar ajudam a criança a ser bem-sucedida na vida. Mas, muitos pais e educadores se perguntam: “Como podemos fazer para proporcionar estas coisas para as nossas crianças e filhos? ” Os filhos aprendem na prática o real significado de tudo na vida, porém ainda o exemplo dos familiares e educadores que os cercam faz toda a diferença. Sabemos que a correria do dia a dia é uma causa clara de toda a “falta” de tempo para os pais serem presentes na educação dos filhos. Porém, já não era sabido que os filhos precisariam deste apoio e atenção?

Abaixo sugerimos algumas práticas simples e diárias que poderão nortear os educadores e familiares no processo de aprendizagem da criança de uma forma geral em sua vida. Para que obtenham bons resultados, a persistência e determinação são fundamentais para o êxito de todo o trabalho. Pais e educadores não podem desistir facilmente das suas responsabilidades, afinal, filho é para sempre. São pequenas coisas que tem um grande efeito.  Estas atividades podem ser feitas, sem alterar o ritmo da rotina diária. Coisas simples que qualquer pessoa responsável pode fazer para ajudar seus filhos a aprenderem mais.

  1. Escute-os e preste mais atenção aos assuntos que seu filho (a) está lhe dizendo. Olhe nos olhos dele (a) quando estiver relatando algo e insista que faça o mesmo com você e outras pessoas. Isto o fará a ter mais atenção no outro e sentir que também é valorizado.
  2. Leia com eles qualquer tipo de leitura, mas faça uma leitura prévia antes para saber sobre os assuntos que serão abordados. Isto lhe dará mais segurança para desenvolver os pensamentos e ideias.
  3. Conte-lhes histórias da família. Os filhos gostam de saber como foi a sua infância, dificuldades, alegrias, perdas, enfim, conhecer você integralmente.
  4. Limite seu tempo de ver televisão ou no computador. Discipline-se para trabalhar quando seus filhos estiverem dormindo.
  5. Tenha sempre livros e outros materiais de leitura em casa, além de ter o hábito de lê-los.
  6. Ajude-os a encontrar “aquelas palavras” no dicionário.
  7. Motive-os a usar uma Enciclopédia. Apesar de termos tudo na internet, as etapas de desenvolvimento que os filhos passam precisam ser consideradas.
  8. Compartilhe suas histórias, músicas, filmes e lembranças. Deixe-se conhecer.
  9. Leve-os aos museus e lugares históricos, sempre que possível.
  10. Discuta as novidades do dia ou o que achar que é mais interessante com eles.
  11. Explore as coisas junto com eles e aprenda sobre plantas, animais, história e geografia. Procure saber o que ele (a) está aprendendo na escola e ajude-o nos estudos.
  12. Juntos organizem um lugar sossegado para estudarem, e, se possível, com os materiais necessários para consultas.
  13. Faça sempre uma revisão nas suas tarefas de casa.
  14. Mantenha sempre contato com seus professores. Ainda a parceria é fundamental para o desenvolvimento do seu filho (a).

 

Roselena Secco – Psicopedagoga do ExtraClasse

Acompanhamento Escolar – Aula particular
Matemática Turbinada – Curso Pré-Vestibular
Inglês – Alfabetização – Redação – Revisão do Ensino Médio
3287-6984 / 98822-8132 / 99710-2257

www.extraclassecursos.com.br