Post Type

Já é difícil tentar manter o foco de 25 ou mais crianças agitadas em sala de aula. Quando computadores são adicionados à aula, então, isso significa muitas distrações extras para os alunos e desafios para os educadores. E um deles é ensinar o uso consciente da tecnologia para os estudantes.

Confira algumas ideias e melhores práticas para manter as crianças atentas e seguras ao utilizarem computadores, a internet e outras tecnologias.

Construa uma rotina: Antes de mergulhar no uso de todos os equipamentos de tecnologia na sala de aula, reserve um tempo para conhecer sua classe e encontrar a melhor rotina. Uma estratégia é não colocar a tecnologia nas mãos dos seus alunos nas primeiras semanas de escola até que rotinas, procedimentos e consequências sejam estabelecidos. Crie primeiro um hábito de atividades e depois inclua os computadores.

Defina regras sobre a tecnologia em conjunto. Pense, planeje e peça sugestões dos alunos em relação à concordância de regras sobre tecnologia em sala de aula. Criem um pôster juntos e exiba as regras proeminentemente na sala.

Ensine as crianças como fazer uma pesquisa segura: Usar a internet para pesquisa educacional é muito diferente de brincar com jogos online em casa. Apresente vídeos, explicações e dinâmicas que sejam um ponto de partida para os alunos terem uma ideia do mundo digital em que estão prestes a entrar.

Os professores também podem obter planos de aula no site da Microsoft Educação, que ensina as crianças das séries até o Ensino Fundamental a pesquisar na Web.

Peça aos alunos que definam metas diárias: Em sua aula individualizada, os alunos podem receber uma meia folha de papel todos os dias para preencher o que planejam realizar. No final da aula, eles entregam o que completaram.

É importante que o professor não dê simplesmente às crianças um computador sem uma orientação. É preciso que haja um planejamento e que os alunos vejam seu desenvolvimento, para que associem o uso consciente da tecnologia como algo benéfico para sua aprendizagem.

Ensine o respeito pelos dispositivos eletrônicos: Peça às crianças que carreguem os dispositivos, limpe-os e guarde-os com cuidado. Mostre como enrolar os cabos com limpadores para que eles não fiquem pendurados. Mostre também os fones de ouvido para facilitar o armazenamento. E explique o impacto que um laptop danificado ou ausente pode ter em toda a classe para incentivar o uso consciente da tecnologia quanto ao bom manuseio físico.

Encoraje projetos que engajem os estudantes: Se os alunos são apaixonados por um assunto, como dinossauros ou robótica, incorporem-no em suas aulas. Uma aula bem projetada usando tecnologia, que dá aos alunos a chance de pesquisar e tecer conteúdo que lhes interessa pessoalmente, pode ajudar muito a manter as crianças engajadas.

Por Amanda Avelino

Deixe um comentário