Post Type

Estimado leitor, se você acha interessante refletir sobre imagem e comportamento, principalmente quando temos como objetivo uma entrevista ou a ascensão profissional, respeitar o Dress Code é fundamental! Pensando nisso, veja algumas dicas que separamos! Tudo para contribuir e facilitar sua vida na hora de se vestir para trabalhar.

Cores das roupas
Nunca erramos usando cores clássicas, pois são elegantes e marcantes. Segundo estudiosos, cada uma transmite uma mensagem e vale a pena prestar atenção ao usá-las, ainda mais no trabalho. Para ficar ainda mais harmonioso, resta saber qual cor valoriza seu tipo de pele. As mais usadas geralmente são:

Azul marinho – transmite honestidade, integridade e confiabilidade, associada a valores tradicionais, conservadorismo e elegância, e por sua neutralidade é recomendada para entrevistas de emprego, principalmente quando não se tem informações do perfil da empresa e do entrevistador

Azul claro – geralmente associado a comunicação e sociabilidade

Cinza chumbo – autoridade, conservadorismo, refinamento e inteligência. Igualmente a cor azul-marinho, é recomendada para entrevistas de emprego.

Preto – É inegável a preferência pelo preto. Elegante, essa cor é mesmo atrelada a poder, autoridade, formalidade e certa distância, sendo muito usada no ambiente corporativo.

O Branco – associado a calma, serenidade, simplicidade, pureza, esperança, confiabilidade e ideais artísticos.

O creme e o caramelo – são sinônimos de elegância, acesssibilidade e confiança

Marrom – transmite uma imagem de estabilidade, segurança e resistência a mudança

Rosa é a cor da delicadeza e do romantismo, transmitindo confiabilidade. Observo que não é muito usada nas empresas formais. Geralmente é mais usada em ambientes de trabalho mais informais ou no casual Friday.

Vermelho – significado de coragem, sensualidade, força, movimento e transmite poder, persuasão, ousadia e sedução e, por chamar muita atenção, é prudente usar com certo cuidado, pois tende a cansar. Não sugiro para uma entrevista, principalmente se for em uma empresa que preza pela formalidade.

Casual Friday
Nunca é demais lembrar que no dia do casual friday todo cuidado é pouco! Evitar: sandálias muito abertas, roupas muito curtas e decotes ousados, transparências, alças finas com lingerie a mostra, amassadas, manchadas ou surradas. Se for liberado o jeans, opte pelos modelos de jeans de cores escuras. Todas essas dicas favorecem uma imagem pessoal e profissional positiva, elegante, adequada e agradável, para você e para outras pessoas.