Matéria

  • Home /
  • Néia Serafim

Néia Serafim

Néia Serafim

Néia Serafim traz consigo grande bagagem e reconhecido currículo na gestão pública, com mais de 18 anos de experiência, particularmente no que tange a Assistência Social, Cultura e Educação. Tornou-se a primeira mulher eleita vice-prefeita na história de Vinhedo e hoje comanda a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

Como você vê a mulher na política atual?

Vejo a mulher mais consciente, porém longe do ideal. A participação da mulher na política não representa uma simples reivindicação, mas uma necessidade básica para o devido fortalecimento da democracia. Embora a mulher represente uma maioria demográfica na população, ainda é uma minoria em representatividade e voz na política. A tese é complexa, mas em linhas gerais ainda sofremos de um lado o preconceito velado e silencioso da parte de muitos homens e por outro também sofremos com a indiferença da própria mulher quanto o valor de sua contribuição na política em todos os seus níveis.

Existe muita resistência à figura feminina no poder?

Muitos são os desafios da mulher que decide fazer da politica um meio de servir a sociedade! Vinhedo é um exemplo prático da disparidade entre homens e mulheres nesta área. Das 13 cadeiras da câmara municipal, apenas duas são ocupadas por mulheres. Fui a primeira mulher a ser eleita vice-prefeita e Vinhedo ainda não teve uma mulher eleita prefeita, precisamos considerar que a cidade completará 70 anos de sua emancipação. Mesmo como vice-prefeita enfrento lutas diárias, no atual governo sou a única mulher a comandar uma pasta municipal e sem dúvida em Vinhedo não falta mulheres capazes a tal empreendimento. Vinhedo está muito distante do ideal quando a questão é igualdade da participação da mulher na política. 

O que diferencia a mulher do homem à frente da gestão publica?

Sem entrar no mérito sobre a qualidade da contribuição de cada gênero, sem duvida, a mulher possui uma contribuição especial em sua aptidão aos detalhes, capacidade de execução e gestão, sensibilidade na condução de conflitos e dialogo.

Em que área a mulher trabalha de forma mais eficaz? Por quê?

A mulher é eficiente em todas as áreas em que se compromete a executar um bom trabalho e a historia retrata isso muito bem, seja na politica, na ciência, na filosofia ou nas artes.

Deixe uma mensagem ao publico: Quero convidar a todos e a todas para lutarem comigo por uma sociedade mais justa e igualitária, por uma politica publica transparente e comprometida com o bem estar da população. Juntas, nós mulheres, podemos realizar a transformação que tanto desejamos e construir um futuro de conquistas para as próximas gerações. Unidas podemos ocupar um espaço que já é nosso de direito e dar voz aos nossos ideais.

Tags: Referência


Adicionar comentário